Mais de duas dezenas de dirigentes de organizações representativas dos jornalistas dos países de Língua Portuguesa iniciam amanhã, em Lisboa, a assembleia constitutiva de uma Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa.
A assembleia, que se concretiza ao fim de mais de duas décadas de tentativas para a constituição de uma estrutura representativa dos jornalistas de língua portuguesa, tanto nos países onde o Português é a língua oficial como na diáspora lusófona pelo Mundo, é organizada pelo Sindicato dos Jornalistas portugueses (SJ) e tem o patrocínio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A assembleia, que terá amanhã, às 15 horas, uma sessão pública de anúncio da criação da Federação, com a presença do Secretário Executivo da CPLP, deverá aprovar os Estatutos da nova organização internacional, eleger os seus órgãos sociais e planificar o trabalho para o próximo ano.
Na segunda-feira, os delegados à assembleia realizam visitas de trabalho à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e ao Cenjor - Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas. Ao final da tarde, a Direcção Executiva da Federação reúne-se com os dirigentes das organizações filiadas para planificar as actividades a realizar nos próximos tempos.
Sem comentários:
Enviar um comentário