sábado, 5 de dezembro de 2009

Assembleia aprova relatório de comissão ad hoc

A Assembleia aprovou o relatório da Comissão Ah Hoc da Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa.
Relatório da Comissão Ad Hoc à criação da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa
Prezados - e prezadas - colegas jornalistas representantes nas entidades laborais da categoria profissional nos Países de Língua Portuguesa, reunidos nesta casa de jornalistas e em data tão nobre quanto histórica para o objetivo da constituição da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa, sonho acalentado por tantos anos e por todos nós e que, finalmente, se acha próximo da concretização. Concretização que depende de todos nós e não apenas para formalização, mas, sobretudo, para que haja continuidade de esforços, agora ainda maiores, para sua consolidação!

Antes de mais, é preciso mencionar que - dentre os inúmeros esforços dispendidos em reuniões, encontros, congressos, dentre outras iniciativas das representações dos jornalistas nos países de língua oficial portuguesa - constam, por exemplo, os congressos internacionais de jornalismo de língua portuguesa, onde as entidades por suas direções e representações regionais, ratificaram sua disposição de luta em favor da construção de espaço institucional internacional à defesa dos interesses dos jornalistas de língua portuguesa.

Para ficar nas iniciativas mais recentes, ao cabo de praticamente três décadas, e por estarmos novamente reunidos em Lisboa,  necessário citar o III Congresso Internacional do Jornalismo de Língua Portuguesa, realizado entre os dias 21 e 24 de abril de 1997, ao fim do qual foi redigida a Carta de Lisboa (em poder dos colegas) que expressa o desejo das representações dos jornalistas dos países de língua portuguesa.

O documento ainda indicava o local onde seria a realizado o congresso seguinte, ou seja, Macau. Porém, esse ocorreu em Recife, Estado do Pernambuco, no Brasil, no ano de 2000. Nesse congresso, foram reiterados os compromissos das entidades de jornalistas de língua portuguesa em continuar com os esforços à construção do espaço institucional. Os colegas no Sindicato dos Jornalistas Portugueses bem traduziram o espírito dos jornalistas em Recife, com o documento "Por uma Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa" que seguiu em forma de "Apelo às organizações de jornalistas da CPLP"!

De 2000 até abril de 2008, o tema Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa voltou a debates pelas entidades, cada qual no seu próprio âmbito. Porém, e felizmente, durante encontro de jornalistas econômicos decorrido na cidade de Malanje, capital da província com o mesmo nome, em Angola, entre os dias  21 e  24  de Abril de 2008, a Conferência  Internacional dos  Jornalistas Económicos  da Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP, realizada sob os auspícios da Associação dos Jornalistas Económicos de Angola, AJECO, tratou de retomar o assunto dentro do temário do evento:  “O papel dos Mídias Na Promoção da Complementaridade e Sinergias das Economias da CPLP.

Esse evento reuniu profissionais de Imprensa de Angola, Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe os quais, num ambiente de camaradagem, franco, aberto e descontraído refletiram sobre o tema proposto de modo a aproveitar da melhor  forma esta ocasião. Durante os trabalhos em Malanje, foi constituída uma comissão “ah-doc” composta pela Associação de Jornalistas Económicos de Angola (AJECO), como coordenadora, Federação Nacional de Jornalistas do Brasil (FENAJ), adjunta, Sindicato de Jornalistas de São Tomé e Príncipe (SJTSTP), secretário e a Associação de Jornalistas de Cabo-Verde (AJCV), como vogal.

Foi atribuída à Comissão a responsabilidade de encontrar a denominação da estrutura ou figura que vai congregar as Associações/Organizações de Jornalistas na CPLP, bem como elaborar o projecto de Estatutos e marcar a data e o local para a realização do acto solene de proclamação – não sem antes, promover, como promovidos foram, os encontros para o debate presencial, ocorridos em São Paulo (Brasil) em agosto de 2008 e em Praia (Cabo Verde) em março de 2009 e cujas actas com os resultados dos debates e deliberações foram encaminhadas às representações dos jornalistas nos países de língua portuguesa.

Como todos sabemos, o debate fluiu de forma intensa e ágil nos últimos meses, certamente porque desde sempre esteve perene – embora, vez ou outra, tenha sido colocado em dormência. Mas as reuniões presenciais e virtuais nos encaminharam para este encontro em Lisboa, depois de 12 anos, para, com ampla participação dos países de língua portuguesa, proclamarmos a Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa!

Em nome da Comissão, agradecemos

Lisboa (Portugal), 5 de Dezembro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário